top of page

MODELOS INICIAIS

     Percebendo a necessidade de um espaço mais agradável não só necessariamente para locomoção, mas também para permanência interação entre os alunos dentro do departamento foi decidido a criação de uma ''casca'' que pudesse suprir à essas expectativas. Ao longo do projeto, foram utilizados dois métodos básicos para que alcançássemos a forma final da coberta, o qual prezou por representar, de uma forma não figurativa, a ideia que o globo de plasma proporciona. A seguir, as apresentações desses métodos:

  • Desenho a mão livre: A partir das visões iniciais inspiradas pelo experimento, a equipe teve como ideia inicial da proposição de linhas que se encontrassem em um ponto inicial comum a todas. Seguindo essa ideia, foi imposto a ideia de fluxos e na ideia de não impedir a transição das pessoas nesse espaço, além de proporcionar um fluxo dos ventos agradável e  minimização da insolação direta do sol.  Segue, na galeria, alguns dos sketches de concepção do projeto.

  • Modelagem no Rhinoceros através do Grasshopper: Em seguida, para uma melhor visualização da ''casca'', algumas curvas foram criadas, a partir do proposto pelos croquis e delimitações propostas depois, como a proporcionalidade das alturas das aberturas para os fluxos, como objetivo de em seguida formarem uma superfície que impedisse a insolação da área estudada. Como imaginado, foi-se necessário o aperfeiçoamento e complexação do algorítimo até que ele alcançasse a forma final.

bottom of page